domingo, 19 de junho de 2011

Cine Clube de Itajubá. Belo projeto!

Cine Clube de Itajubá.

Minha cidade natal é bela, emoldurada por montanhas. Tem um rio que carrega o tom do progresso e da falta de zelo, mas que mesmo assim, vai desenhando com seu canto triste, suas linhas sinuosas em meio a urbana e desordenada paisagem.

Visitei o Cine Clube de Itajubá, quase pronto e já emanando uma energia muito boa. Projeto do Dr. Ricardo, um apaixonado pelo cinema, e com o importante apoio da Célia Rennó . Belo projeto e importante para uma cidade cheia de jovens estudantes.

As máquinas são do antigo Cine Presidente, que lamentavelmente foi extinto.

O que me deixou mais triste foi saber que as ferozes máquinas de braços compridos, arrebentaram as belas pinturas que compunham as paredes laterais do cinema. Tudo virou pó. É assim que Itajubá, infelizmente trata o seu patrimônio histórico e cultural.

Visitei também a Igreja Matriz Nossa Senhora da Soledade. Seus afrescos que ao contrário de uma restauração, sofreram a interferência de uma nova e invasiva camada de pintura, hoje mostra claramente a ação do tempo sobre as duas ações.

Na época meu pai, pediu-me para buscar informações sobre a possibilidade de um restauro para ajudar a igreja. Consultei a restauradora Mara Fantinni, e ela sugeriu que os responsáveis pela Igreja, procurassem o Centro de Restauro da UFMG para a indicação dos caminhos a serem seguidos, para buscar as soluções adequadas e corretas. Não questiono as razões pelas quais optaram por mandar executar uma pintura por cima da original, mas lamentei profundamente por todos esses anos o que foi feito. E vendo agora a transparência do tempo sobre o estrago, lamento ainda mais.

Temos órgãos competentes e leis de incentivo para a restauração de patrimônios artísticos e culturais. Essa nossa igreja, infelizmente, não poderá estar entre as igrejas de Minas e do Brasil como obra do patrimônio cultural e artístico, por ter sido descaracterizada a pintura original. Mas ainda há o recurso de se buscar a raspagem da camada recente e em seguida o restauro da belíssima pintura original. Mas isso depende da boa vontade e interesse da igreja e do poder público, e da conscientização e apoio da população.

Um comentário:

  1. Olá Regina,

    Solidarizo-me com Você nesta causa e com as pessoas de sua cidade também preocupada.

    É lamentável as perdas que vamos tendo com nosso patrimônio histórico e cultural pelo pouco incentivo e também pela escassez de pessoal especializado, penso que pela falta desse incentivo.

    Espero ler daqui para diante as boas notícias de lá referente a esta nota de seu blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir