sábado, 28 de maio de 2011

Projeto bacana do Sesi Barreiro.

Notícias/Novidades

27/05/2011 - Onde leitores pequenos se tornam grandes leitores

Desde 2006, a bibliotecária Eliete Juscelino realiza em parceria com professores de português do Sesi Barreiro um projeto de incentivo a leitura e respeito às diferenças
Depois de perceber, junto aos professores da disciplina de Português, o baixo indíce de leitura dos alunos do ensino fundamental do Centro de Atividades do Trabalhor (CAT) da unidade Sesi Barreiro, a bibliotecária Eliete Juscelino (CRB-6/1976) percebeu que algo precisava ser mudado. E desde 2006, a biblitecária e os professores de Português, implantaram o projeto “Biblioteca e Leitura” naquela unidade. “O projeto tem a finalidade imediata de reorganizar as atividades ligadas a Língua Portuguesa, e demais disciplinas, com ênfase na leitura e escrita e seus benefícios para a aprendizagem”, explica a bibliotecária.
Direcionado para alunos com idades que variam de 4 a 15 anos, a iniciativa é composta por outros sub-projetos que visam além do letramento e do incentivo à leitura, uma visão mais esclarecida das particularidades dos alunos. E para trabalhar este último conceito foi criado o projeto “Não somos iguais”. “Os professores notaram a necessidade de maior integração entre os alunos, principalmente com a presença de crianças especiais, em sala de aula”, explica Eliete o cerne do projeto.
Livros como “Não tem dois iguais”, de Carmem Lúcia Campos, “Ninguém é igual a ninguém”, de Regina Rennó e Regina Otero e “Um mundinho para todos”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen foram usados para estimular a percepção e o respeito das diferenças entre alunos. “A biblioteca é parte integrante, incentivadora e facilitadora das ações desse projeto, já que ela oferece um ambiente aberto a discussões e desenvolvimento do projeto, além de dar suporte às informações necessárias”, afirma.
Ela ainda explica que o principal desafio do projeto foi o de chamar a atenção dos professores para participar em conjunto com a biblioteca e, por fim, efetivar esse trabalho. “Sempre é preciso que haja integração com os professores”. Várias outras atividades que integram o projeto “Biblioteca e Leitura” foram realizadas neste ano. Comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil e do Dia da Biblioteca foram alguns deles.

FISCALIZAÇÃO
A Comissão de Fiscalização do CRB-6 já realizou neste mês mais de 37 visitas a bibliotecas de Minas. Nesse período, a fiscal Orfila Silva esteve nas cidades de Belo Horizonte e Esmeraldas, enquanto o fiscal Lúcio Tannure esteve em Contagem e também em Belo Horizonte. E foi em uma destas visitas que eles conheceram essa iniciatva. “Tenho satisfação em por a mão na massa, e desenvolver um trabalho que meus usuários fiquem satisfeitos”, afirma Eliete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário