domingo, 21 de novembro de 2010
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Nas Asas do Aviãozinho
|
terça-feira, 9 de novembro de 2010
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Txai, grupo vocal mineiro, participa do 1º Festival Internacional da Venezuela
Festival acontece até 19 de novembro nas cidades de San Felipe, Barquisimeto, Valência e Caracas
O grupo vocal Txai, de Belo Horizonte, participa do 1º Festival Internacional de Bandas Vocais da Venezuela, que vai até o próximo dia 19 de novembro. O convite para o grupo mineiro partiu da Fundación Soco Voz, que comemora dois anos de existência com a realização do festival.
O evento acontecerá nas cidades de San Felipe, Barquisimeto, Valência e Caracas, com o objetivo de integrar os povos através da música vocal, como expressão carregada de memória histórica e herança cultural.
Para Epifanio Ochoa, Gerente Geral da Fundação Soco Voz, a participação do grupo mineiro é importante para o intercâmbio artístico e sócio-cultural entre os dois países e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de adquirir novas experiências.
O Txai fará várias apresentações na Venezuela, além de visitar ambientes como o Sistema Nacional de Coros e Orquestras, a Universidade Experimental de Yaracuy e participar de programas de rádio.
TXAI
O TXAI é formado por cinco vozes que trilham o caminho da música brasileira imprimindo um novo olhar sobre o cancioneiro popular através da formação acadêmica e multidisciplinar das integrantes.
Unidas pelo interesse em inovar o conceito de grupo vocal, o TXAI foi criado no final de 2007 por alunas do curso de música do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes, UFMG, e UEMG. Além da sensibilidade de cantoras que atuam no cenário do samba, MPB, soul e rock de BH, o grupo tem como diferencial a concepção de arranjos próprios, que ficam a cargo da líder do conjunto, Clarissa Veiga.
O TXAI homenageia a música mineira tanto com canções do Clube da Esquina quanto de jovens compositores do Estado, em interpretações que recriam nossa rica herança harmônica e que provam que ela se renova com jovens talentos. O repertório também conta com obras de Almir Sater, Rita Lee, Tom Jobim e Mozart, transformando a Marcha Turca num contagiante samba. Já reconhecido e elogiado por grandes nomes do cenário musical como Milton Nascimento, Flávio Henrique, Gabriel e Yan Guedes, Telo Borges, Nestor Lombida, Fredera, Kiko Continentino e Wagner Tiso, o TXAI conquista grandes platéias como o Grande Teatro do Palácio das Artes, onde foi destaque merecido no espetáculo CEFARCONCERTO cantando Amor de Índio em homenagem a Beto Guedes.
Com uma vida frutífera e crescente, o TXAI já é convidado de grandes eventos como o "Festival Internacional de Corais” - como artista convidado e, em Maio de 2010 levou o consagrado Juarez Moreira como convidado especial de seu show. Contando com Artênius Daniel (piano), Gládson Braga (percussão) e Diego Mancini (violão e baixo elétrico e acústico) e acreditando no potencial da formação acadêmica como ponto de partida para celebrar e recriar a música, o TXAI leva para o palco o carisma e a capacidade de cinco jovens mineiras em busca de novas perspectivas para as harmonias e melodias que pairam sobre Minas Gerais.
O Txai:
Ana Rennó
Mariane Limma
Fernanda Pessoa
Lívia Flor
Clarissa Veiga
Assinar:
Postagens (Atom)