sábado, 28 de maio de 2011

Aquarelas da série "Músicos" - 0,55m x 0,75m .

Projeto bacana do Sesi Barreiro.

Notícias/Novidades

27/05/2011 - Onde leitores pequenos se tornam grandes leitores

Desde 2006, a bibliotecária Eliete Juscelino realiza em parceria com professores de português do Sesi Barreiro um projeto de incentivo a leitura e respeito às diferenças
Depois de perceber, junto aos professores da disciplina de Português, o baixo indíce de leitura dos alunos do ensino fundamental do Centro de Atividades do Trabalhor (CAT) da unidade Sesi Barreiro, a bibliotecária Eliete Juscelino (CRB-6/1976) percebeu que algo precisava ser mudado. E desde 2006, a biblitecária e os professores de Português, implantaram o projeto “Biblioteca e Leitura” naquela unidade. “O projeto tem a finalidade imediata de reorganizar as atividades ligadas a Língua Portuguesa, e demais disciplinas, com ênfase na leitura e escrita e seus benefícios para a aprendizagem”, explica a bibliotecária.
Direcionado para alunos com idades que variam de 4 a 15 anos, a iniciativa é composta por outros sub-projetos que visam além do letramento e do incentivo à leitura, uma visão mais esclarecida das particularidades dos alunos. E para trabalhar este último conceito foi criado o projeto “Não somos iguais”. “Os professores notaram a necessidade de maior integração entre os alunos, principalmente com a presença de crianças especiais, em sala de aula”, explica Eliete o cerne do projeto.
Livros como “Não tem dois iguais”, de Carmem Lúcia Campos, “Ninguém é igual a ninguém”, de Regina Rennó e Regina Otero e “Um mundinho para todos”, de Ingrid Biesemeyer Bellinghausen foram usados para estimular a percepção e o respeito das diferenças entre alunos. “A biblioteca é parte integrante, incentivadora e facilitadora das ações desse projeto, já que ela oferece um ambiente aberto a discussões e desenvolvimento do projeto, além de dar suporte às informações necessárias”, afirma.
Ela ainda explica que o principal desafio do projeto foi o de chamar a atenção dos professores para participar em conjunto com a biblioteca e, por fim, efetivar esse trabalho. “Sempre é preciso que haja integração com os professores”. Várias outras atividades que integram o projeto “Biblioteca e Leitura” foram realizadas neste ano. Comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil e do Dia da Biblioteca foram alguns deles.

FISCALIZAÇÃO
A Comissão de Fiscalização do CRB-6 já realizou neste mês mais de 37 visitas a bibliotecas de Minas. Nesse período, a fiscal Orfila Silva esteve nas cidades de Belo Horizonte e Esmeraldas, enquanto o fiscal Lúcio Tannure esteve em Contagem e também em Belo Horizonte. E foi em uma destas visitas que eles conheceram essa iniciatva. “Tenho satisfação em por a mão na massa, e desenvolver um trabalho que meus usuários fiquem satisfeitos”, afirma Eliete.

sábado, 21 de maio de 2011

Retirado do Blog "Sonhos de Papel"

FILHOS DO CORAÇÃO

Sugestões para trabalhar o tema "Adoção".


MANUELA



Com um texto leve e gostoso, a autora Regina Rennó aborda com sabedoria a questão da adoção,mostrando a todos como os vínculos afetivos são formados através de uma convivência pautada no amor , que une e constrói e não se importa com as diferenças.

A história é narrada do ponto de vista de Manuela, uma garotinha negra adotada por pais brancos, que sente orgulho de ser filha do coração. Com muita ternura, busca nas recordações familiares, a foto que registra o primeiro momento em que sua mãe adotiva a vê. Demonstrando imensa sensibilidade, consegue enxergar nos olhos da mãe lágrimas de pétalas de rosa e cheia de alegria, tenta dividir esta descoberta com os amigos, ensinando-lhes que existem coisas que somente os olhos do coração podem ver e sentir.

O livro possui trinta páginas, sendo a metade dedicada à história de Manuela e o restante contendo atividades relacionadas ao assunto, que podem ser desenvolvidas com as crianças.

Regina Rennó é autora e ilustradora ( Editora do Brasil)

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Jornadinha de Passo Fundo bombando!!!!


Imprimir
04/05/2011 - 16:51

Demanda inédita pela 6ª Jornadinha Nacional de Literatura surpreende organizadores

Em duas horas, 17 mil inscrições foram efetivadas à Jornadinha, que acontece de 23 a 26 de agosto

Foto: Arquivo/UPF
Dezessete mil crianças e adolescentes poderão participar da movimentação cultural
Os pequenos leitores terão mais espaço na 6ª Jornadinha Nacional de Literatura. A Comissão Organizadora decidiu ampliar a estrutura física da Jornadinha para atender à demanda de dezessete mil crianças e adolescentes interessados em participar da movimentação cultural. Dessa forma, uma quinta lona será instalada para receber os leitores que se preparam para interagir com os escritores convidados, entre os quais Maurício de Souza e Ziraldo.

A ampliação se deve à grande procura apresentada em duas horas de inscrições para a Jornadinha, realizadas no dia 2 de maio. Dessa forma, serão contempladas todas as escolas que já se inscreveram e estão sendo contatadas pela Comissão Organizadora. Há um compromisso explícito dos organizadores em viabilizar a participação dos leitores em formação oriundos de Passo Fundo, de municípios gaúchos e catarinenses.

A Jornadinha Nacional de Literatura acontece no contexto da 14ª Jornada Nacional de Literatura e objetiva, como desdobramento das Jornadas Literárias, a aproximação entre público e autor a partir da leitura prévia das obras dos escritores convidados. Objetiva, também, a formação de leitores multimidiais. São bate-papos, sessões de autógrafos, contações de história, feira de livros, apresentações teatrais, musicais, exposições de arte. As atividades serão realizadas no complexo de lonas do Circo da Cultura, Campus I, Universidade de Passo Fundo (UPF).

A programação foi organizada com foco no tema “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”. A diversidade de materiais de leitura, a apresentação dos mesmos em distintos suportes e as possibilidades de exploração de cada um deles, a influência de novas ferramentas nos comportamentos de leitura e na formação de leitores são alguns tópicos-chave da programação.

Confira o elenco de peso desta 6ª edição da Jornadinha: Ziraldo, Maurício de Sousa, Tânia Zagury, Elisa Lucinda, Roseana Murray, Caio Riter, Lenice Gomes, Regina Rennó, Daniel Kondo, Silvana Tavano, Rodrigo Lacerda, Telma Guimarães, Antônio Carlos Vilella, Gustavo Bernardo, Sérgio Capparelli, Leonardo Brasiliense, Giba Assis Brasil, Andrea del Fuego, Gabriel Bá e Fábio Moon, Christopher Kastensmidt, Ricardo Azevedo, Marcelino Freire e outros. Além, é claro, das performances de atrações como O Teatro Mágico, Bando de Brincantes e Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar.

Outras informações sobre a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura podem ser encontradas no site www.jornadanacionaldeliteratura.upf.br.


sexta-feira, 6 de maio de 2011

Colégio La Salle

A turma 123, ao trabalhar com o livro "Ni´nguém é Igual a Ninguém, das autoras Regina Otero e Regina Rennó, desenvolveu inúmeras atividades relacionadas com o lúdico e com seus sentimentos. Entre elas, destaca-se o auto-retrato, realizado em sala de aula. Cada auluno teve a oportunidade de expressar-se na forma escrita, desenhada e também oralmente sobre a maneira que se enxergam física e emocionalmente.

– Com certeza é um trabalho que motiva a leitura e ajuda a promover a formação integral da pessoa – explica a professora Karla da Silva Paiva.

domingo, 1 de maio de 2011

JORNADINHA DE PASSO FUNDO

Inscrições para a Jornadinha de Passo Fundo começam nesta segunda-feira (2)

29 de abril de 2011

Os interessados devem se inscrever pelo site www.jornadanacionaldeliteratura.upf.br.

A 6ª Jornadinha Nacional de Literatura será realizada no período de 23 a 26 de agosto, no Circo da Cultura, Campus I, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul, mas as inscrições estão abertas a partir desta segunda, 2 de maio. A Jornadinha é realizada desde 2001 para o público infanto-juvenil e mantém a proposta original das Jornadas Literárias: aproximação entre público e autor. São bate-papos, sessões de autógrafos, contações de história, feira de livros e também música e teatro. Ao todo são 14000 vagas e a procura deve ser grande: em 2009, 155 escolas de 62 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina compareceram ao evento.

As atrações acontecerão dentro de quatro lonas de circo: azul, amarela, verde e vermelha. Nos dias 23 e 24 para alunos do primeiro ao quinto ano; no dia 25 alunos do sexto ao nono ano e no dia 26 para o ensino médio. A programação foi organizada envolvendo o mesmo tema da 14ª Jornada: “Leitura entre nós: redes, linguagens e mídias”. Os novos formatos de leitura e as possibilidades de exploração deles, a influência de novas ferramentas nos hábitos de leitura e na formação de leitores são alguns tópicos-chave da programação.

A coordenadora geral das Jornadas Tania Rösing acrescenta: “Desejamos sensibilizar os adultos, leitores ou não, leitores emergentes do meio impresso para o meio digital a se envolverem com distintos materiais de leitura, podendo conviver com materiais os mais diversos. Desejamos qualificar a leitura dos jovens e o processo de autoria que estão vivenciando em meio às novas tecnologias. Não basta ficarem horas e horas no computador. É necessário qualificar a navegação desses jovens. Precisamos encontrar formas para apurar o senso estético desses leitores em formação”. Claro que tudo isso acontecerá entre shows e peças, num clima descontraído.

No decorrer de seis anos, 124 escritores passaram pelas edições da Jornadinha, em Passo Fundo. Os bons resultados da movimentação cultural podem ser comprovados pelos dados da pesquisa do IBOPE: a cidade tem o índice de 6,5 livros lidos anualmente per capita. É um recorde brasileiro, num cenário de jovens bastante interessados nas oportunidades de interação da internet, especialmente dos sites de relacionamento, mas nem tanto com a leitura de materiais impressos.

O melhor é que os alunos já se preparam para o diálogo com os escritores, com a leitura prévia e a discussão das obras dos autores com participação garantida no evento. Este é o período da Pré-Jornadinha.

Confira o elenco de peso desta 6ª edição da Jornadinha: Ziraldo, Maurício de Sousa, Tânia Zagury, Elisa Lucinda, Roseana Murray, Caio Riter, Lenice Gomes, Regina Rennó, Daniel Kondo, Silvana Tavano, Rodrigo Lacerda, Telma Guimarães, Antônio Carlos Vilella, Gustavo Bernardo, Sérgio Capparelli, Leonardo Brasiliense, Giba Assis Brasil, Andrea del Fuego, Gabriel Bá e Fábio Moon, Christopher Kastensmidt, Ricardo Azevedo, Marcelino Freire e outros. Além, é claro, das performances de atrações como O Teatro Mágico, Bando de Brincantes e Grupo de Teatro De Pernas Pro Ar.

Serviço
Período: Inscrições a partir de 2 de maio de 2011 até completarem-se as vagas.

As inscrições serão realizadas somente pela internet nos sites www.jornadanacionaldeliteratura.upf.br ou www.upf.br/jornada.